HOME > artigo

"3 é Demais": Campanha Nacional de Combate às Cefaleias

PUBLICADO EM 18/05/2021

Sabemos que as dores de cabeça são muito comuns e, muitas vezes, afetam as pessoas durante toda a sua vida, tanto mulheres quanto homens, assim como crianças, sem preferência geográfica. Além disso, podem ser extremamente incapacitantes.
 
As dores de cabeça são a segunda condição médica mais comum na humanidade. As crises frequentes comprometem a vida pessoal, familiar, social e profissional dos seus sofredores, o que determina importante impacto socioeconômico.
 
Apesar disso, mesmo entre as pessoas que sofrem com dores de cabeça frequentes, cerca de 1/3 não procuram atendimento médico e 50% não fazem um tratamento adequado.  
 
As pessoas costumam explicar os seus sintomas com acontecimentos, comportamentos e exposições que antecedem ou acompanham as suas dores. Deste modo, estresse, problemas visuais, hormônios, alimentos e bebidas alcoólicas frequentemente recebem a culpa pelas dores.
 
O que essas pessoas não sabem é que na imensa maioria das vezes as dores de cabeça são primárias, ou seja, elas não dependem de outras doenças ou de qualquer outro fator para acontecer, elas são a própria doença, como é o caso da enxaqueca.  
 
Então, a mensagem é: MESMO QUE VOCÊ TENHA BOAS EXPLICAÇÕES PARA AS SUAS DORES DE CABEÇA, SE VOCÊ SENTE 3 OU MAIS EPISÓDIOS POR MÊS, POR "MAIS DE 3 MESES, PROCURE UM MÉDICO, DE PREFERÊNCIA UM ESPECIALISTA, POIS VOCÊ PRECISA DE TRATAMENTO!".
 
  "Lembre-se: 3 É DEMAIS!* 
 
Comitê de Leigos da SBCe