HOME > artigo

TRADUÇÃO BRASILEIRA DA ICHD-3

PUBLICADO EM 07/08/2019

É com grande satisfação que a Sociedade Brasileira de Cefaleia divulga ao público a tradução da 3ª edição da Classificação Internacional das Cefaleias, com autorização da Sociedade Internacional de Cefaleia.

Este é um documento oficial e essencial para todo aquele que trabalha na área das cefaleias. Vale ressaltar que esta tradução ainda não foi concluída. A Classificação está subdividida em três partes: 1) Cefaleias primárias; 2) Cefaleias secundárias e 3) Neuropatias cranianas dolorosas, outras dores faciais e outras cefaleias. Até o momento, estão disponíveis a parte um, das cefaleias primárias, e o capítulo 5. Cefaleia atribuída a trauma ou lesão cefálica e/ou cervical; da parte 2, cefaleias secundárias. Conforme os demais capítulos forem sendo traduzidos, serão acrescentados ao arquivo que está sendo disponibilizado.

Desde já agradecemos o empenho do Dr. Fernando Kowacs, coordenador da tradução, e dos Drs. Djacir Dantas Pereira de Macedo e Raimundo Pereira Silva-Néto, colaboradores deste projeto.

 

Link: http://www.ihs-headache.org/ichd-guidelines