HOME > artigo

DTM (disfunção temporomandibular) em Crianças

PUBLICADO EM 21/02/2019

     Criança também pode apresentar Disfunção Temporomandibular (DTM)? Já ouviu alguma criança se queixar de dor no rosto, ao mastigar ou mesmo há presença de estalos na ATM? Você sabe o que é DTM?
No quarto programa do Podcast Por Dentro da Dor Orofacial, as cirurgiões-dentistas Juliana Stuginski Barbosa e Adriana Lira Ortega esclarecem um pouco mais sobre a DTM na população infantil.
 
     DTM é a sigla para disfunção temporomandibular e engloba problemas nos músculos da mastigação ou na articulação temporomandibular (ATM) que está logo a frente do ouvido e é responsável pelos movimentos da mandíbula. É a condição carro chefe nos atendimentos na clinica de Dor Orofacial (especialidade da Odontologia), sendo a segunda causa de dor orofacial mais frequente (a primeira é a dor de dente). Entretanto, não é comum na população infantil e ainda desconhecida pelos pediatras, odontopediatras e profissionais da saúde de modo geral. Daí a importância do tema!

     Para quem não está familiarizado,  Podcast é um formato de programa de rádio para a internet. Existem vários tipos de podcasts. No Brasil é mais comum programas com discussões sobre diversos assuntos, de comédia a política, jornalismo a cinema e cultura em geral. Mas existem outros formatos como os de histórias de ficção e documentários.

     O podcast Por Dentro da Dor Orofacial é informativo, ao profissional da saúde e pacientes, com os programas por temas, onde em alguns há entrevistas gravadas com colegas sobre os mais diversos assuntos dentro da temática DTM, Dor Orofacial, bruxismo, sono, comorbidades como as cefaleias, síndromes somáticas funcionais etc.

O formato Podcast é bacana já que possibilita que você escute os programas em qualquer lugar e em qualquer horários.

Acesse o link: 
https://open.spotify.com/episode/0Zdjs1eKQ6Fddcbo2wwvAm?si=zMs8YM42TwWLEWVC9lFMiw

Dra. Juliana Stuginski
Doutora em Ciências Odontológicas Aplicadas pela FOB-USP
Mestre em Neurociências pela FMRP-USP
Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial