HOME > artigo

Dores Orofaciais e Disfunção Têmporo-Mandibular:

PUBLICADO EM 22/06/2010

O que é Dor Orofacial?

Dor Orofacial, por definição, é toda a dor associada a tecidos moles e mineralizados (pele, vasos sanguíneos, ossos, dentes, glândulas ou músculos) da cavidade oral e da face, locais de atuação primária do Cirurgião-Dentista.

Quais são as dores orofaciais mais comuns?

Entre elas as mais comuns são com certeza as dores de dente (odontalgias), infelizmente presentes ainda hoje em grande parte da população brasileira e que às vezes podem causar intenso sofrimento aos pacientes porém de relativa facilidade tanto em relação a seu diagnóstico quanto ao seu tratamento.  Mas existem também outros tipos de problemas dolorosos que podem acometer essas regiões fazendo com que os indivíduos que as sofrem procurem ajuda, como as que ocorrem quando há uma lesão na mucosa da boca (por exemplo, uma úlcera traumática quando você morde a bochecha ou língua – AFTA TRAUMÁTICA), dores originadas da inflamação das glândulas salivares (por exemplo da Parótida - PAROTIDITE), neuralgias (dor de “nervo”, sendo a mais comum a do nervo Trigêmio - NEURALGIA do TRIGÊMIO - mas que podem ter origem também em outros nervos cranianos), a chamada “boca ou língua ardente” (SÍNDROME DA ARDÊNCIA BUCAL). Um outro tipo de dor orofacial comum é a dor na articulação temporomandibular (ATM).

O que é ATM?

ATM é a sigla para Articulação TemporoMandibular, que, como o próprio nome diz, é localizada entre os ossos temporal e mandibular, bem a frente do ouvido. É a articulação que participa dos movimentos da mandíbula quando falamos, mastigamos, engolimos, etc. Para senti-la, basta colocar os dedos a frente do ouvido e abrir e fechar a boca.

O que é então disfunção da ATM?

As dores na ATM ou disfunção da ATM são nomes que os pacientes costumar dar às hoje denominadas Disfunções Temporomandibulares (conhecidas como D.T.Ms.) e correspondem a um grupo de desordens musculo-esqueléticas que podem afetar as ATM e / ou os Músculos Mastigatórios (que movimentam a boca). Os sinais e sintomas comuns à DTMs são: dor na região da face; piora da dor com o uso da ATM e/ou dos músculos nas funções de mastigar, falar, abrir a boca; limitação ou travamento da movimentação da mandíbula; dor irradiada para cabeça, ouvido, dentes; ruídos articulares, dentre outros.

A DTM é uma condição comum na população?

Existem estudos que mostram que entre 37,5% e 68,6% das pessoas apresentam ao menos um sinal ou sintoma de DTM. Entretanto, verifica-se que a necessidade de tratamento na população adulta é estimada em 15%. Isso porque algumas pessoas apresentam sinais de DTM que podem ser considerados uma variação do estado normal.

A dor de cabeça pode ser um sintoma de DTM?

A dor de cabeça pode ser sim um sintoma associado à DTM, normalmente a DTM muscular. A dor caminha para a cabeça ou pode ser nas têmporas, onde se localiza o músculo temporal. Tem características que lembram uma dor em pressão ou aperto. Mas atenção: a dor de cabeça pode ser associada a diversas condições (secundária) como no caso da DTM ou ser a própria doença (primária) como por exemplo a enxaqueca. Assim, para fazer um diagnóstico de sua dor de cabeça é aconselhável que se procure um Neurologista. Você pode localizar um profissional neste link: diretório

Qual o profissional que deve-se procurar quando apresentar dor orofacial?

O cirurgião-dentista especialista em DTM e Dor Orofacial. A especialidade de DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR e DOR OROFACIAL que têm por objetivo capacitar os profissionais Cirurgiões-Dentistas ao diagnóstico e tratamento de diversas dessas dores; porém, é muito importante que ele trabalhe junto a outros profissionais da área de saúde para poder referir prontamente o paciente para o profissional que irá oferecer ao paciente o tratamento adequado a seu problema (médicos Neurologista, Otorrinolaringologista, Psiquiatra, Psicólogo, Fisioterapeuta, ...).

Desse modo, pode-se concluir que a atuação do Cirurgião-Dentista que trabalha nessa área engloba não apenas as D.T.Ms. e Dores Orofaciais, mas o conhecimento de todos os diferentes tipos de dores que podem acometer o segmento corporal de cabeça e pescoço, sendo mesmo muitas vezes o primeiro profissional de saúde a investigar uma queixa dolorosa que se manifesta nessa área (seja ela de sua área de competência ou não).

Lembre-se sempre que para o correto tratamento de qualquer condição dolorosa é importante que se faça primeiro o seu correto diagnóstico!